ÁGUA – LÍQUIDO PRECIOSO


Versa o artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos da Água:

A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

A importância do uso correto da água, mais do que vem sendo alardeado aos quatro ventos nos últimos tempos pela pseudo-revolução verde, é verificável pelos fatos numéricos. O planeta Terra é apresenta ¾ de sua superfície coberta de água, sendo deste montante o 97% de água salgada, e apena 3% de água doce.

Se no ultimo século as grande corridas competitivas entre nações foram permeadas pela busca de matrizes energéticas, pode-se afirmar que no século que se descortina à nossa frente veremos conflitos, armados ou não, por fontes de águas limpa.

Deixando de lado o sensacionalismo exacerbado largamente apregoado, segundo qual as nações mais ricas invadirão os países mais pobres, (que diga-se nem sempre são dotados de tais recursos), em busca de água, fato é , que a medida que sustentabilidade e outros termos correlatos tomam conta das grandes discussões da agenda global, fontes de águas limpas tornam-se em grandes vantagens competitivas entre as nações.

Neste aspecto o Brasil é dotado “pela própria natureza” de uma capacidade hidrológica ímpar. Países como China onde a maioria dos rios e lagos estão degradados encontrarão num futuro próximos sérios obstáculos ao crescimento

Também além das discussões intergovernamentais sobre o uso da água e á quem ela de fato pertence, o caráter da educação quanto ao seu uso é de responsabilidade de órgão e organismos internos, surgindo com grande importância o crescimento do papel das ONGs no processo de optimização do uso da água. Além do uso inteligente por parte das grandes corporações transnacionais, que começam a perceber que o melhor uso da água pode acarretar ganhos econômicos e de imagem para as mesmas.

Em última instância o que é preponderante quanto ao assunto é simples: educação e informação, que deve ser tão limpa e transparente quanto um copo d’agua.

Fontes:

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agua#Transporte_e_o_problema_ambiental. Acessado em 13/05/2009

Amigo da Água: http://www.amigodaagua.com.br/interna.aspx?path=planetaagua/DECLARACAODIREITOSAGUA/ITEM.aspx. Acessado em 13/05/2009

Deixe um comentário