Afeganistão – Contrainsurgência I

4 jan

Com o recente término dos combates envolvendo as tropas norte americanas posicionadas no Iraque, e a subsequente diminuição do efetivo, fica claro que as atenções do alto comando militar dos Estados Unidos da América se voltarão com maior ênfase para o conflito no Afeganistão.

A crescente escalada da violência no Afeganistão que o mundo agora assiste se configurou durante o período em que o poderio americano foi posicionado em duas frentes.

O fenômeno da insurgência no Afeganistão e principalmente quais as maneiras mais eficazes que os EUA devem adotar para combatê-la é a principal preocupação desse artigo.

Em 2009, já sobre a sombra da eminente desativação da operação Liberdade Iraquiana , a administração dos EUA anunciou por meio do Presidente Barack Obama o envio de 30.000 soldados destacados para reforçar o efetivo que já se encontrava no Afeganistão. A partir desse ponto uma série de eventos viriam a pipocar na grande mídia aumentando ainda mais a pressão existente para o término do conflito.

Cada nova notícia com relação a insurreição afegã, traz à tona uma preocupação muito real do alto comando americano. Estaria a tão poderosa América no mesmo atoleiro que a outrora a grande União das Repúblicas Socialistas Soviéticas veio a encalhar?

Minha intenção ao longo dos próximos posts é analisar o fenômeno da insurgência no Afeganistão e enumerar como esse fator veio a influenciar as recentes ações dos EUA em território afegão. Ainda, intento traçar um panorama futuro do conflito e as possibilidades norte-americanas para o combate a insurreição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: