São Paulo e Mumbai

26 jan

Fundada sob o nome de Vila de São Paulo de Piratininga em 25 de Janeiro de 1554, a São Paulo de hoje apresenta quase nenhuma semelhança com suas características iniciais. Hoje a metrópole só encontra paralelos em raras cidades do mundo. O crescimento desmedido e sem planejamento que caracterizou e ainda caracteriza São Paulo, é a mesma fonte de onde nascem a riqueza e a pobreza da cidade, o fator que impulsiona os sucessos e falhas desta grande cidade.

Dona do maior PIB municipal no Brasil, a representatividade econômica da cidade é  primordial no contexto nacional além de ser um grande indicador da situação econômica brasileira. Apresenta problemas profundo de distribuição de renda, tendo os chamados bolsões de pobreza incutidos mesmo em regiões consideradas abastadas. Para se ter uma idéia São Paulo concentra uma larga parcela do numero de milionários brasileiros mas a distribuição de riquezas ainda se mostra irregular, e esse aspecto serve de espelho para a situação do resto do Brasil que gera cerca de 60 mil milionários em um ano mas ainda ocupa o posto número 2 dentre os países mais desiguais do mundo.

Além do problema de renda, São Paulo enfrenta constantes problemas de infra-estrutura, com um transito caótico e sistema de transporte público deficitário. A poluição é outro grande problema da cidade, fazendo com que em meses de inverno, a condição do ar se torne quase intolerável para seus cidadãos. Isso em decorrência da enorme quantidade de gases expelidos por veículos e indústrias. Rios importantes não só para a cidade mas para o estado em que esta se localiza, como o Tietê e seus afluentes encontram-se em situação precária com relação ao aspecto ambiental.

Obviamente todos estes problemas geram repercussão no campo econômico e constituem-se em desafios à governabilidade.São Paulo ainda enfrenta um problema gravíssimo comum às grandes cidades: a violência e a falta de emprego. Esses dois caminham juntos como fator desagregados dentro da sociedade paulistana. Apesar dos séculos de história, marcadamente definidos e moldados por contrastes e paradoxos, os desafios da cidade são de grande magnitude e devem ser encarados com seriedade pelos formuladores de políticas públicas.

São Paulo pode ser considerada uma versão nacional de Mumbai, Índia. Apesar de ser uma cidade milenar, o grande surto de desenvolvimento da cidade aconteceu durante a década de 1970, mais ou menos na mesma época em que São Paulo desafiava qualquer tipo de parâmetros dentro do Brasil.

Mumbai é a maior cidade da Índia, assim como São Paulo é maior cidade do Brasil. É a capital financeira do país, abrigando importantes instituições. Assim como São Paulo é considerada uma cidade multicultural. Transito caótico também faz parte do cotidiano do habitantes de Mumbai, com média de deslocamento de 13 km\h. A cidade vive sob o constante risco de sofrer apagões já que só a demanda de energia encontra-se no limite do que é disponibilizado. Assim como em São Paulo as favelas também são um problema social de grande preocupação para a cidade. Em Mumbai metade da população de 14 milhões de habitantes, vivem em favelas. Outros pontos onde as cidades apresentam similaridades são os problemas de transito e poluição.

Constata-se que assim que as duas cidades usadas como exemplo de metrópoles, inseridas dentro de contextos internos muito similares, apresente o mesmo dinamismo econômico, mas infelizmente também diversos paralelo problemáticos comuns.

Fontes:

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0915/mundo/m0155888.html

http://www.unfpa.org/swp/2007/presskit/pdf/swp2007_spa.pdf
http://www.wikipedia.com
http://www.estadao.com.br
http://www.brasilescola.com.br
http://www.siemens.com.br/megacities/templates/CEC_Downloads.Aspx?channel=7840

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: