Reforma Agrária – Brasil

26 jan

É um consenso nacional (talvez mundial) do potencial produtivo que o Brasil tem. Muito foi e ainda é dito sobre a capacidade que o país tem de se tornar o celeiro do mundo.

Apesar de tanta especulação o país ainda de encontra sobre a penosa sombra da mazela social que está atrelada à ineficiência da reforma agrária brasileira.

O Brasil desde os anos 80, já distribuiu terras para mais de meio milhão de famílias, em concordância com a constituição nacional que pede que terras improdutivas e que não cumpram sua função sejam destinadas para essas famílias que dependem da terra para sua subsistência.

O governo de fato é por vezes ineficaz quanto a agilidade desses assentamentos, o que gera revoltas por vezes violentas de movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Por sua vez tais movimentos tem uma visão socialista que se mostra improdutiva para o país, já que a concessão destas terras para as famílias não assegura a produtividade em larga escala, nem ganhos de produtividade como ocorria no passado em uma era pré-tecnológica no campo.

O fato é que o simples assentamento das famílias não resolverá o problema social, a menos que a reforma agrária seja acompanhada de medidas que visem a observar as famílias beneficiadas como produtores e acima de tudo cidadãos. Medidas como facilidade de credito para aumento de produção e aquisição de tecnologias, devem vir também acompanhadas de ações que assegurem saneamento básico para essas pessoas, garantindo-lhes a devida dignidade.

Fontes: http://www.srtc.gov.ph/agenda1/Impact%20Assessment%20Study%20of%20Belgian.html

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081012123253AAeQ4KS

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/perguntas.html

Acessados em 18/05/2009

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: