Globalização

26 jan

Em termos gerais, Globalização refere-se a todos os fenômenos que forjam a interconexão cultural, social, econômica, cientifica e tecnológica em níveis globais de interação.

Apesar de ser um fenômeno perceptível apenas nos últimos anos, muito por conta de sua progressão alucinada, a Globalização não nasceu com o advento do sistema capitalista como ideologia dominante após a derrocada do “inimigo do leste”.

O jornalista Thomas L. Friedman argumenta que existiram ao longo da história três períodos distintos desse fenômeno.

O primeiro vai do tempo das grandes navegações, mas especificamente do ano de 1492 que marca a viagem pioneira de Colombo em busca de um novo caminho para a Índia, e se estende até o ano de 1800. Esse período Friedman  chama de Globalização 1.0, fase em que segundo ele o mundo passou de grande para médio.

A segunda fase da Globalização vai de 1800 até o ano 2000 com pequenos períodos de interrupção por conta das Grandes Guerras e da Depressão da década de 30. Segundo ele nessa fase o mundo passou de médio para pequeno. Por fim, ele aponta que a terceira fase da Globalização, vai do ano 2000 até os dias presentes, onde o mundo tem encolhido de pequeno para minúsculo e a Globalização tem tornado-o plano. Em suas palavras:

Enquanto a força dinâmica na Globalização 1.0 foi a Globalização dos países e, na Globalização 2.0, a das empresas, na 3.0 a força dinâmica vigente (aquilo que lhe confere seu caráter único) é a recém-descoberta capacidade dos indivíduos de colaborarem e concorrerem no âmbito mundial. E o fenômeno que está capacitando, dando poder e impelindo indivíduos e pequenos grupos a se tornarem globais tão facilmente e tão harmonicamente é o que chamo de plataforma do mundo plano(…). ( Friedman, Thomas L. , 2004, p.21).

Tem-se ainda por Globalização, a soma dos processos que facilitam a interação econômica como a desregulamentação dos mercados. No âmbito social, eleva-se as prerrogativas do estilo de vida ocidental, especialmente o “American way of life”, que embora não seja a Globalização em si, assume sua faceta mais notória.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: