O Irã nuclear

24 jan

Após os EUA, através de seu presidente Barack Obama abrir vias diplomáticas para a questão do problema nuclear iraniano, o Irã disse ter preparado uma atualização da proposta nuclear do país. Ainda foi afirmado que o país está mais aberto às inspeções da AIEA, usando como base para esse argumento a autorização das instalações nucleares localizadas em Natanz.

Os Europeus não concordam com a paciência demonstrada por Washington, chegando inclusive ao ponto de meio de comunicação francês, o Le Figaro, ter afirmado que o programa nuclear iraniano é irrefutavelmente  desenvolvido para fins militares, a despeito das declarações pacifistas por parte do governo iraniano.

O que eu penso…

Uma sociedade fechada e verticalizada como a iraniana inviabiliza o acesso e o alcance das informações provenientes de Teerã. A atitude do governo parace ser propositalmente dissimulada com relação a questão nuclear. Em tese, por se querer utiliza-la como um meio de granjear maior poderio militar e vantagens econômicas. O que parece ser plausível tendo em vista a inclinação para a consumação efetiva de um eixo Teerã – Moscou – Pequim.

Fonte: Gilles Lapouge:  Teerã mexe sua peça no tabuleiro. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,gilles-lapouge-teera-mexe-sua-peca-no-tabuleiro,428416,0.htm&gt;. Acessado em 23/01/2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: